domingo, 9 de março de 2008

Projeto de Capacitação Profissional



PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO.

PROJETO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL.

RESUMO

Desenvolver um trabalho de capacitação profissional através de um método prático e eficiente, para atender jovens e adultos e desta forma, aumentar suas chances no mercado de trabalho.

I – DIAGNÓSTICO LOCAL

EEPG. Prof. José Escobar.
Bairros Atendidos: Sacoman, Ipiranga, Heliópolis e Vila Carioca.
Endereço:
Rua Greenfeld, nº 130. “FUNDOS” - Portão Cinza. Ipiranga – São Paulo.

Equipe:

Prof. Gestora - MERCIA SILVA.

COORDENADORA DO PROJETO

Prof.Carmelita

INSTRUTOR DO CURSO

Marcos Adeodato

EQUIPE DE APOIO

04 Universitários.
II – JUSTIFICATIVA

Os jovens na faixa dos 15 aos 24 anos de idade representam 20% da população brasileira, vivem um momento crucial em suas vidas porque estão deixando de ser adolescentes para se tornarem jovens adultos e começam a se desligar de suas famílias e precisam definir-se profissionalmente, bem como adultos, pais de família que por diversos motivos abandonaram seus estudos e sua carreira profissional e hoje se encontram pressionados pela competitividade acirrada do mercado de trabalho.

III – PÚBLICO ALVO

1º - Os jovens em inicio de carreira, na faixa dos 15 aos 24 anos de idade.
2º - Adultos inclusive pais de família com idade entre 25 e 60 anos.
3º - Profissionais atuante ou desempregados com idade entre 18 a 60 anos

IV – OBJETIVO GERAL

O Programa Escola da Família, no qual está inserido o projeto de capacitação profissional, tem como objetivo levar a consciência do brasileiro, quanto comunidade, a cidadania no tocante a cultura, educação, lazer, esporte, saúde e trabalho, considerando os quatro eixos principais; Educação/Cultura, Esporte, Saúde e Capacitação para o trabalho, visando o bem estar social e econômico/financeiro.
Por Meio do Projeto de Capacitação Profissional objetivamos o melhoramento do grau de empregabilidade dos participantes, levando o conhecimento sobre organização empresarial e empregabilidade com o curso de Administração de Pequenos Negócios (Cálculos) levando-os à formação na tomada de decisão e capacitando para o mercado.
O sucesso do projeto se consolida com a formação de todos os alunos de perfis diferentes com rendimento de aprendizagem satisfatório.
Os Alunos demonstram vontade e gratidão pela oportunidade oferecida e relatam com emoção seus anseios e suas dificuldades para se tornarem ou voltarem ser profissionais economicamente ativos, conseguir um emprego onde tenham segurança e poder levar uma vida digna.

V – ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS.

1º - Aprovação do Escopo do Projeto pela Diretoria.
2º - Requisitar a Diretoria da Escola Prof. José Escobar, bem como a coordenação do projeto:
a - Sala de aula, banheiros e bebedouros.
3º - Requisição de Material de Apoio e de Secretaria:
a- giz e apagador.
b- Envelope e papel especial para os certificados.
c- Equipamento audiovisual. (TV,Computador).
4º - Elaboração de Apostila matriz.
5º - Reprodução das apostilas. (fotocópia).
6º - Definir o meio de divulgação para o público alvo.
7º - Elaborar quadro de horário e duração do curso.
8º - Elaborar o panfleto matriz ou texto para divulgar.
9º - Reproduzir panfletos – (fotocópias)
10º - Fazer a divulgação. (Pontos estratégicos).
11º- Elaborar ficha específicas para inscrição.
12º- Fazer inscrições.
13º - Elaborar ficha de controle de freqüência.
14º - Elaborar ficha de controle de aula dada.
15º - Elaborar matriz do certificado.
16º - Elaborar o calendário de dias letivos.
17º - Elaborar a avaliação final.
18º - Reproduzir certificados ( com nome do Aluno).
19º - Programar a festa de encerramento.

VI – METODOLOGIA

A Metodologia consiste em oferecer aos participantes os conceitos de administração, empregabilidade, organização de empresa, departamentos, através de apostilas, explicações, exemplos reais do cotidiano das empresas.
Durante as aulas é apresentado todo o conteúdo correspondente seguido de exercícios, bem como simulações de situações práticas, as quais são analisadas e debatidas.
Também é feito controle de freqüência em ficha de chamada e dentro do possível as aulas são fotografadas pra atender exigências legais.

VII – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
(19 de Agosto de 2006 a 10 de Dezembro de 2006).

1- Aprovação do Escopo pela diretoria.
2- Requisitar (sala/banheir/bebedouro)
3- Requis.Mater.Apoio (giz/apagador)
4- Mater.Envelope/Papel Cancion
5- Requisitar – Equipam.(TV.Comput.)
6- Definir divulgação p/ público alvo.
7- Definir Horário e duração do curso.
8- Elaborar panfleto matriz.
9- Reproduzir panfletos (fotocópias).
10- Fazer divulgação.
11- Elaborar ficha de inscrição.
12- Colher inscrições.
13- Elabor. ficha de contr. freqüência.
14- Elaborar ficha de contr. de aula.
15- Execução do projeto. Aulas
15- Elaborar certificado matriz.
16- Reproduzir certificados.
17- Programar festa de encerramento.
18- Festa de Encerramento
19- Prestação de Contas.

VIII – ORÇAMENTO

Curso de Capacitação Profissional – Administração de Pequenos Negócios.

30 - Envelopes Brancos Tamanho Ofício R$ 15,00
30 - Folhas de Papel Cancion R$ 15,00
01 - Caixa de Giz - Branco R$ 6,00
01 - Apagador. R$ 7,00
30 - Apostilas R$ 300,00
150 - Cópias De Panfletos Para Divulgação. R$ 20,00
31 - Impressões de Certificados R$ 62,00
30 - Impressões - Prova de Avaliação R$ 15,00
Total R$ 440,00

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